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A taxa de turnover é o indicador da rotatividade de uma empresa. O número precisa ser monitorado e jamais será zerado, pois no cálculo são englobados os desligamentos, como aposentadoria e acidente de trabalho, e as admissões, fundamentais para trazer novas visões e ideias. 

Quando a taxa é alta, pode estar indicando possíveis problemas e servem como alerta para a empresa. Então, deve ser investigado se é consequência da falta de assertividade no processo de contratação, a satisfação dos colaboradores, o clima do ambiente corporativo e como os gestores e líderes estão realizando a gestão de pessoas.

O controle da taxa de turnover começa no processo de recrutamento e seleção de funcionários, mas a estratégia para a redução da taxa pode incluir até entrevista com ex-funcionários. 

Entenda mais sobre como calcular a taxa de turnover, qual o índice ideal, como a alta rotatividade pode impactar a sua empresa e quais providências podem ser tomadas para reduzir os danos. 

Entenda mais sobre a taxa de turnover:

O que é turnover?

A palavra “turnover” em português tem como significado “renovação”. 

Na área de Recursos Humano (RH) e ambiente corporativo, ela é usada para se referir a rotatividade de colaboradores em período específico (normalmente 1 ano), incluindo os desligamentos e admissões, ou seja, respectivamente, os funcionários que saíram e entraram na empresa.

A taxa é considerada um KPI (Key Performance Indicator) – indicador de desempenho – importante, pois a métrica revela informações sobre a empresa, como: capacidade de retenção dos colaboradores, nível de atratividade para o mercado de mão-de-obra, a cultura da empresa, o clima do ambiente e a existência de conflitos internos.  

O índice de turnover existe em todas as empresas, é inevitável. Entretanto, ela deve ser monitorada constantemente para ser mantida em um nível saudável. Mesmo por ser fundamental para a evolução da empresa, pois novos colaboradores podem trazer mudanças e melhorias na empresa.  

Como calcular o turnover?

Para fazer o cálculo é necessário saber o número de desligamento e admissão, pois a taxa de turnover consiste na porcentagem de substituição de uma empresa. 

Para fazer o cálculo do turnover simples, você deve usar a fórmula:

(admissões + desligamentos) / 2 = média Y 

(média Y / total de funcionários) x 100

Ou seja, você deve somar o número de novos funcionários com o número de pessoas que saíram e dividir por 2. Depois, deverá dividir esta resposta pelo número de funcionários atuais da empresa. Por fim, para ter o resultado da taxa de turnover em formato de porcentagem, deverá multiplicar por 100. 

Por exemplo, se uma empresa com 40 funcionários contratou 6 funcionários e 10 foram desligados, o cálculo será:

Taxa de turnover = (6+10)/2 = 8/40= 0,2 x 100 = 20%.

Ou seja, a taxa de turnover, nesse exemplo, será de 20%.

Então, os números devem ser interpretados conforme a realidade da empresa para entender se a taxa está boa, ruim ou equilibrada. Para isso, deve ser relacionada a outras taxas, como total de retenção, retenção de talentos, rotatividade voluntária e rotatividade involuntária.

Qual o número ideal?

Apesar da taxa ideal ser variável conforme o setor da empresa e cenário interno e externo, normalmente o indicado é ter em torno de 10% de rotatividade.

Para entender qual o turnover ideal, é necessário considerar:

  • Cenário econômico nacional e internacional;
  • Situação financeira da empresa;
  • Políticas e gestão da companhia; 
  • Objetivos da empresa no mercado.

Quando a taxa é alta sem motivo que faça sentido, é necessário investigar a situação e aplicar soluções estratégicas, como: solicitar o feedback do funcionário que pediu desligamento e realizar pesquisas internas de satisfação. 

As causas que elevam a rotatividade de uma empresa

Há diversos motivos que justificam a saída de um funcionário da empresa, não sendo necessariamente insatisfação com a empresa. Também há casos de ser atraído por outra oportunidade de emprego, aposentadoria, afastamento por acidente de trabalho, e transferências. Dessa forma, há quatro tipos principais de turnover: voluntário, involuntário, funcional e disfuncional. 

Por isso, é importante entender as implicações da taxa de rotatividade e entender o cenário geral oferecido pela empresa. Assim, é possível concluir se o problema é interno ou externo.

Quando um desligamento é solicitado, pode estar relacionado a:

  • Contratação de funcionário sem fit cultural;
  • Falha no processo de onboarding;
  • Falta de feedback, plano de carreira, reconhecimento, desafios e oportunidade de crescimento;
  • Falta de infraestrutura;
  • Favoritismo e tratamento diferenciado;
  • Remuneração abaixo da média do mercado;
  • Liderança ruim;
  • Sobrecarga, desgaste físico e emocional;
  • Carga horária elevada;
  • Clima organizacional desagradável – conflitos interpessoais, competição, bullying, toxidade, assédio (moral ou sexual) e/ou cobranças excessivas.

Nestes casos, é importante tomar providências para melhorar o cenário ou poderá ter consequências negativas para a empresa, como o alto índice de turnover, aumento de conflitos, quiet quitting e absenteísmo

Quais são os impactos do alto índice de turnover?

Após um desligamento, a empresa é impactada de diversas formas, como:

  • Despesas com os custos da demissão e nova admissão (exame, integração); 
  • Mudança no clima organizacional, podendo surgir conflitos;
  • Diminuição da produtividade, engajamento, motivação e satisfação dos colaboradores; 
  • Sobrecarrega dos colaboradores com as tarefas, podendo resultar em estresse, burnout, depressão, ansiedade;
  • Perda de capital intelectual diante da dificuldade em substituir o funcionário desligado;
  • Credibilidade e imagem da empresa. 

Então, a alta taxa de rotatividade pode prejudicar o orçamento de uma empresa, o clima organizacional, produtividade dos colaboradores e até a credibilidade com o cliente. Por isso, investir na retenção é mais barato que arcar com os impactos da alta taxa de turnover. 

Dicas para diminuir o turnover

Quando a taxa de rotatividade é alta, fica difícil manter os novos funcionários. É importante encontrar o número ideal e investir na manutenção dela. 

Confira dicas de como manter os seus colaboradores e diminuir a rotatividade:

Descrição da vaga e Fit Cultural no processo de seleção

Uma má descrição de vaga pode atrair pessoas que não se adéquem ou fiquem frustradas e, consequentemente, insatisfeitas com a empresa. 

Por isso, em um bom processo seletivo há detalhes da vaga:

  • Funções a serem desempenhadas;
  • Carga horária;
  • Regime de contratação (PJ ou CLT); 
  • Modalidade (home-office, presencial ou híbrido);
  • Benefícios;
  • Remuneração.

Além disso, é importante ter uma cultura organizacional para buscar profissionais com o fit cultural da empresa. Os colaboradores precisam saber executar as tarefas da função, mas também precisam estar alinhados com o estilo de trabalho da empresa e da equipe. Por isso, é importante considerar as hard e soft skills

Leia mais: Como anunciar vaga de emprego? Veja 5 dicas e não erre mais!

Ambiente de trabalho

O clima no ambiente de trabalho deve ser estimulante e positivo para manter a produção, engajamento e motivação do colaborador. Então, é importante oferecer ambiente agradável, infraestrutura e valorização e respeito às diferenças. Também é válido oferecer momentos de descontração, como celebração em datas comemorativas e happy hour.

Para isso os líderes e os responsáveis pela gestão de pessoas têm papel fundamental por influenciarem o clima organizacional e pressão por resultados. Um líder precisa ter relação próxima e de confiança com a equipe. É necessário ter empatia, conhecer a equipe, saber delegar tarefas conforme o potencial e limites da equipe, saber ser motivador e saber lidar com pessoas de diferentes perfis. 

Leia mais: Gestão de conflitos: como fazer da maneira correta?

Estimule os colaboradores

Para manter os colaboradores motivados e engajados, a empresa deve oferecer cultura de reconhecimento, direcionamento de habilidades a serem melhoradas, desenvolvimento de carreira e oportunidade de crescimento na empresa. Por isso, é importante oferecer elogios a trabalhos bem-feitos, feedback, plano de carreira, novos desafios e capacitação.  

Benefícios

Além de valorizar a habilidade e desenvolvimento dos colaboradores, outros fatores que influenciam na motivação são o salário e os benefícios empresariais

Para o salário ser atrativo, deve estar na média oferecida pelo mercado de trabalho. Já os benefícios fortalecem essa estratégia para a retenção ao proporcionar, por exemplo:

  • Flexibilidade de horário;
  • Planos de saúde e assistência odontológica;
  • Auxílio-creche; 
  • Cesta básica; 
  • Auxílio home-office;
  • Vale-refeição; 
  • Vale-cultura;
  • Auxílio terapia;
  • PLR (Participação nos lucros e resultados).

Sendo assim, a taxa de rotatividade depende de um conjunto de fatores. 

O que você pode fazer a respeito da taxa de turnover?

A taxa de turnover influencia na lucratividade e, possivelmente, na imagem e credibilidade da empresa. Uma empresa especializada em recrutamento e seleção é capaz de indicar os mais indicados para a vaga. 

Confira como funciona e quais são os benefícios de uma Consultoria de RH!

Dúvidas frequentes sobre turnover:

O que é turnover?

Na área de Recursos Humano (RH) e ambiente corporativo, turnover é usada para se referir a rotatividade de colaboradores em período específico (normalmente 1 ano), incluindo os desligamentos e admissões.

Como diminuir a taxa de turnover?

Para diminuir a taxa de rotatividade é importante investir em:

  • Processos seletivos mais assertivos; 
  • Benefícios para os colaboradores; 
  • Ambiente corporativo acolhedor;
  • Oferecer feedback, plano de carreira e capacitação. 

Quais são os principais motivos para a alta taxa rotatividade?

Os principais motivos para turnover são: 

  • Contratação de funcionário sem fit cultural;
  • Falha no processo de onboarding;
  • Falta de feedback, plano de carreira, reconhecimento, desafios e oportunidade de crescimento;
  • Remuneração abaixo da média do mercado;
  • Sobrecarga, desgaste físico e emocional;
  • Clima organizacional desagradável – conflitos interpessoais, competição, bullying, toxidade, assédio (moral ou sexual) e/ou cobranças excessivas.