Apesar das habilidades técnicas (hard skills) ganharem destaque nos currículos, as habilidades comportamentais (soft skills) estão sendo cada vez mais valorizadas nos processos de recrutamento e seleção.
Uma pesquisa da ONG America Succeeds realizada em 2021 foi citada pela BBC para demonstrar a evolução das soft skills como requisito. Quase 2/3 das vagas de emprego dos 22 setores analisados incluíram como exigência as habilidades comportamentais, estando entre os 7 dos 10 requisitos mais mencionados, principalmente comunicação, resolução de problemas e planejamento.
Assim, para os diversos profissionais, desde a área de tecnologia até a de comunicação, demonstrar soft skills é uma estratégia para se diferenciar. Já para se destacar nos processos seletivos o segredo é apresentar o equilíbrio da técnica e do comportamental.
Entenda o porquê da valorização das soft skills pelo mercado de trabalho, quais são as habilidades mais desejadas, como identificar essa competência nos candidatos e os motivos para estimular esses conhecimentos nos seus colaboradores.
Entenda mais sobre soft skills:
O que são soft skills?
As soft skills são habilidades comportamentais de gestão, comunicação e interação interpessoal que refletem na personalidade. Por consequência, são características que influenciam no comportamento social e expressão do emocional, por isso, indicam como as situações da vida pessoal e profissional são conduzidas.
A importância das habilidades comportamentais no ambiente de trabalho
As soft skills indicam a capacidade de execução das hard skills a médio e longo prazo no ambiente corporativo, pois indicam habilidades que ajudam a compreender como será a relação com os outros colaboradores, o nível da produtividade e a fluidez dos processos.
Essas características são essenciais para o ambiente de trabalho, onde há interação constante de pessoas com diferentes visões, backgrounds e modos de trabalhar.
Então, atrair talentos e montar uma equipe de colaboradores com estas habilidades impacta positivamente a empresa por contribuir com pontos importantes para fortalecer a cultura organizacional, como o trabalho em equipe, a harmonia do ambiente, produtividade e motivação.
Outras vantagens estratégicas para a empresa são:
- A retenção de talentos, pois aumenta a chance dos colaboradores permanecerem mais tempo na empresa;
- Retorno financeiro por não precisar fazer contratações constantemente;
- Evolução menos demorada do funcionário, já que é considerado mais fácil desenvolver as habilidades técnicas do que comportamentais.
Então, um dos primeiros passos durante o processo seletivo é avaliar a adequação dos candidatos ao fit cultural da empresa, já que deve refletir os ideais da companhia.
Soft skills mais procuradas pelos empregadores
As soft skills mais valorizadas são as que ajudam na evolução da corporação, como:
- Atitude positiva;
- Capacidade de tomada de decisão;
- Comunicação;
- Criatividade;
- Empatia;
- Flexibilidade e adaptabilidade;
- Organização (atenção aos detalhes e gestão de tempo);
- Resiliência;
- Trabalho em equipe.
Essas habilidades contribuem para um ambiente com diferentes modelos e referências a serem seguidas, dando oportunidade para as pessoas com dificuldades se espelharem.
Por exemplo, os papéis de liderança exigem soft skills específicas como empatia, comunicação, gestão de conflitos, entre outros, pois só assim haverá habilidade para lidar com as diversas situações diárias.
Já um profissional proativo e positivo, tenta resolver problemas por si só, contribuindo para a dinâmica dos processos e independência de profissionais em cargos superiores. Essa atitude estimula outros colaboradores a desenvolverem comportamentos semelhantes.
Leia mais: Como anunciar vaga de emprego? Veja 5 dicas e não erre mais!
Como identificar soft skills no processo de recrutamento e seleção
Os conhecimentos técnicos (hard skills) como a capacidade de mexer em softwares, falar outros idiomas e operar máquinas, são indicadas por certificados e cursos. Já a verificação destas habilidades pode ser feita através da aplicação de testes teóricos e práticos.
Com as soft skills é diferente. O certo e o errado não é muito bem definido e as respostas estão em um espectro de subjetividade. Com isso, a identificação das habilidades comportamentais é difícil e os métodos para avaliar essas características são variados, podendo ser mediante testes objetivos ou respostas em entrevistas durante o recrutamento.
Confira técnicas para avaliar as soft skills dos candidatos:
Testes de perfil comportamental
Os testes são usados em uma primeira triagem de currículos quando o processo contém muitos inscritos. Como os resultados não são apurados, já que testes objetivos não mostram as nuances das situações subjetivas, as perguntas na entrevista entram para complementar o entendimento sobre o potencial das habilidades dos candidatos.
Perguntas na entrevista
A entrevista oferece margem para entender como o candidato reage e lida com situações reais ao abrir espaço para perguntas sobre experiências anteriores, sejam profissionais ou pessoais.
Com isso, há espaço para demonstrar na prática como as soft skills são aplicadas. Assim, o avaliador consegue captar pontos impossíveis em testes objetivos, por exemplo, a visão de mundo e como é o comportamento diante de frustrações, trabalho em equipe e imprevistos.
Dicas de perguntas para avaliar as soft skills em entrevistas:
Trabalho em equipe
- “Conte-me sobre uma experiência que precisou trabalhar em equipe”
Um bom candidato não irá criticar os colegas ou pontuar que fez tudo sozinho. Na resposta ideal as contribuições dele são destacadas ao mesmo tempo em que a participação e importância do papel de cada um é enfatizada.
- “Conte uma situação que precisou pedir ajuda”
Permite avaliar se o candidato reconhece que está tudo bem não saber tudo e que solicitar ajuda quando necessário faz parte. Além disso, será possível entender se ele está disposto a trabalhar em equipe e auxiliar outro membro.
Proatividade e flexibilidade:
- “Como você reagiria se tivesse que desempenhar uma função fora da descrição do seu cargo?”
Essa pergunta verifica a proatividade ou possível desconforto.
Observação de comportamento
Pelas atitudes e comportamentos é possível identificar o quanto o candidato valoriza o desenvolvimento de habilidades. Assim, a entrevista e a análise do esforço durante o processo ajudam a compreender isso.
Leia mais: Experiência do candidato: dicas para melhorar o seu processo
Como estimular a mudança de mindset dos colaboradores?
O desenvolvimento das soft skills não é impossível, mas requer autoconhecimento e inteligência emocional. Para as empresas é vantajoso estimular a evolução dessas habilidades, buscando o progresso dos funcionários e o fortalecimento da cultura organizacional.
Para isso, é interessante promover atividades de interação e aprendizado, como:
- Workshops;
- Exercícios em grupo;
- Reuniões de feedback;
- Plano de desenvolvimento individual (PDI) para criar metas de desenvolvimento das habilidades, inclusive das soft skills.
Ainda assim, o processo envolve a mudança de mindset, ou seja, na forma em que os padrões mentais de pensamentos e comportamentos funcionam. Isso abrange o emocional e psicológico, podendo ser desconfortável.
Para atenuar esse sentimento no colaborador, a empresa deve ser flexível, enfatizar que o erro é parte do aprendizado, não ficar pressionando e cobrando resultados, e, principalmente, oferecer serviço de psicólogos.
O quanto a sua empresa valoriza as soft skills?
Como mencionamos, as soft skills são importantes para o funcionário desempenhar bem o papel dele e também para a empresa ter um serviço eficiente e atraente para novos talentos.
Para contar com colaboradores habilidosos comportamentalmente, a empresa deverá usar estratégias para encontrar o perfil ideal, começando pelo detalhamento na descrição da vaga e métodos específicos para processo seletivos.
Além disso, a empresa sempre contribuir para a constante evolução das hard e soft skills dos funcionários.
A contratação de uma consultoria de RH é o mais indicado para as empresas sem suporte para o desenvolvimento completo de um processo seletivo.
Confira nosso conteúdo sobre consultoria de RH especializada em recrutamento e seleção: como funciona e quais os benefícios?.
Dúvidas frequentes sobre soft skills:
O que são soft skills?
As soft skills são habilidades comportamentais de gestão, comunicação e interação interpessoal que refletem na personalidade.
Por consequência, são características que influenciam no comportamento social e expressão do emocional, por isso, indicam como as situações da vida pessoal e profissional são conduzidas.
Qual a importância das soft skills no ambiente de trabalho?
As soft skills no ambiente de trabalho impactam positivamente a empresa, pois envolve vantagens como:
- Fortalecimento da cultura organizacional;
- Harmonia do ambiente;
- Produtividade;
- Motivação;
- Boa relação entre os colaboradores;
- Retenção de talentos, pois há maior chance dos colaboradores permanecerem mais tempo na empresa;
- Retorno financeiro por não precisar fazer contratações constantemente;
- Evolução menos demorada do funcionário, já que é considerado mais fácil desenvolver as habilidades técnicas do que comportamentais.