Skip to main content

Com o passar dos anos, as mudanças no mercado de trabalho se tornaram constantes e cada vez mais notáveis e aceleradas. Surgiram, então, novos modelos de atuação, compostos pelo home-office, híbrido, remoto ou teletrabalho e novas funções que não existiam há 10 ou há apenas 5 anos.

Simultaneamente, os profissionais também passam por transformações e procuram alinhar as suas atividades com os seus ideais, além de desejarem ter mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, demonstrando interesse por oportunidades que possam proporcionar qualidade de vida .

Neste ritmo, as empresas precisam se manter atentas às tendências do mercado e, adaptarem as suas atividades em conformidade a elas, para que os potenciais candidatos queiram fazer parte de seu quadro de funcionários.

Por isso, torna-se cada vez mais importante que essas organizações invistam em um processo adequado de recrutamento e seleção para atrair e selecionar profissionais que possuam maior aderência à vaga e à cultura da empresa. 

Continue lendo o artigo para saber mais a respeito do recrutamento e seleção, o que é, quais os tipos e 4 dicas para fazer dar certo.

Navegue e saiba mais sobre o recrutamento e seleção:

O que é recrutamento e seleção?

Recebe o nome de recrutamento e seleção o processo realizado pelo setor de Recursos Humanos para a atração, seleção e posterior contratação de profissionais para os cargos de uma empresa. 

Apesar de serem utilizados juntos, esses dois conceitos não equivalem a uma atividade única e possuem significados distintos. Saiba mais sobre eles nos subtópicos a seguir.

O que é recrutamento?

O recrutamento é um subsistema de RH responsável por reunir informações, aplicar técnicas e realizar procedimentos específicos com o objetivo de atrair candidatos para as vagas de emprego disponíveis em uma empresa.

É esta a parte do RH encarregada por descrever e divulgar a vaga, especificando todos os detalhes a respeito dela como: tipo de contrato, descrição das atividades e responsabilidades, requisitos, horário de trabalho e benefícios. 

O recrutamento busca atrair o maior número possível de profissionais para uma vaga, de acordo com os requisitos necessários. 

Além disso, é importante ressaltar que ele pode ser realizado tanto para vagas abertas quanto para o banco de talentos da organização.

O que é seleção?

A seleção de pessoas é a parte seguinte ao recrutamento e consiste no momento em que o RH seleciona o profissional adequado para ocupar a vaga. Para isso, são realizadas diversas ações de triagem dos candidatos como:

  • Análise dos currículos;
  • Análise de perfil;
  • Testes;
  • Provas;
  • Dinâmicas;
  • Vídeos;
  • Entrevistas.

Importância do recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é de grande importância para qualquer negócio, isso porque, é a partir dele que uma organização encontra os profissionais ideais para auxiliá-la a se desenvolver, expandir e atingir os seus objetivos. Ou seja, é a porta de entrada de novos talentos para a empresa.

Porém, é importante ressaltar que apenas um processo bem estruturado consegue contratar colaboradores alinhados com a missão da empresa. Por isso, os profissionais envolvidos no recrutamento e seleção precisam conhecer as características e necessidades da organização em detalhes.

Quais são os tipos de recrutamento?

O recrutamento pode ter diferentes tipos, classificados de acordo com as suas características. Saiba mais sobre cada um deles nos subtópicos a seguir.

Recrutamento interno

No recrutamento interno, o setor de Recursos Humanos busca ocupar as vagas disponíveis com os profissionais que já trabalham na empresa. Ou seja, neste caso as vagas não são abertas para candidatos de fora da organização.

As vagas deste tipo de recrutamento são divulgadas por meio da plataforma online utilizada internamente na empresa ou através do plano de carreira, programa que ordena o caminho que uma pessoa pode trilhar em uma empresa.

Esse processo é mais rápido e de menor custo quando comparado com o recrutamento externo. Outra vantagem do recrutamento interno é a retenção de talentos pois, ao ter oportunidades dentro da própria empresa, o profissional não procura por outras fora dela.

Recrutamento externo

No recrutamento externo, a equipe de RH procura pelo candidato ideal para ocupar uma vaga no mercado de trabalho. Esse é o tipo mais comum de recrutamento e costuma ser realizado para todos os cargos que não são de liderança.

É um processo mais trabalhoso e mais caro do que o recrutamento interno pois, nesse caso, é necessário procurar um candidato “do zero”, cujo comportamento e desempenho não são conhecidos pela empresa.

Recrutamento misto

Como o próprio nome indica, nesse tipo de recrutamento, a vaga de emprego é aberta para os funcionários da empresa e para o público externo.

O processo de recrutamento misto é trabalhoso porém é considerado mais exato porque, devido a sua abrangência, é possível identificar os melhores profissionais tanto no mercado de trabalho quanto dentro da própria empresa.

Recrutamento online

Esse tipo de recrutamento é classificado de acordo com a maneira que é conduzido, portanto, pode ser realizado para vagas internas, externas ou mistas. Ou seja, o recrutamento online é aquele que é conduzido de maneira totalmente online em que as etapas são realizadas a distância, onde há pouco ou nenhum contato presencial com o candidato durante o processo.

É uma tendência inovadora que traz praticidade e agilidade no processo de recrutamento e seleção.

Recrutamento às cegas

Esse tipo de recrutamento também diz respeito à maneira que é conduzido e não ao público para qual uma vaga é disponibilizada. Muito utilizado como uma forma de auxiliar no aumento da diversidade nas empresas, o recrutamento às cegas leva em consideração apenas os requisitos para a vaga, como as competências técnicas e perfil comportamental e omite informações como a idade e o gênero do candidato.

Leia mais: O que é e como desenvolver um bom processo seletivo?

Quais profissionais fazem parte do recrutamento e seleção?

A área de recrutamento e seleção reúne alguns profissionais com diferentes cargos, aptidões e conhecimentos como forma de garantir a eficácia de cada uma das etapas e do processo como um todo. Confira mais informações sobre cada um deles a seguir.

Headhunter

O headhunter é o responsável pela busca ativa de profissionais com habilidades específicas, que podem ser tanto técnicas quanto executivas, para ocupar uma posição estratégica dentro da empresa.

Na maioria dos casos, as pessoas que exercem a função de headhunter têm uma grande rede de contatos e possuem conhecimentos mais detalhados a respeito do tipo de cargo para o qual recrutam candidatos.

Recrutador

Já, o recrutador se encarrega de atrair os talentos do mercado de trabalho para as vagas abertas na organização. Para tal objetivo, esse profissional usa canais de comunicação para criar interesse a respeito de uma posição e solicitar o envio de currículos.

Além disso, o recrutador também é responsável por selecionar os currículos enviados de acordo com os requisitos e características da vaga.

Analista de Recrutamento e Seleção

Esse profissional de RH possui uma função mais generalizada e se envolve em todas as etapas do processo de recrutamento e seleção. Portanto, concede suporte para tarefas como:

  • Descrição e divulgação de vagas;
  • Triagem dos currículos;
  • Contato com candidatos;
  • Avaliação de candidatos;
  • Agendamento de entrevistas;
  • Entrevistas;
  • Feedbacks.

Business Partner

Esse profissional tem conhecimento sobre todos os detalhes, características e áreas da empresa – gestão, marketing, financeiro, comercial, entre outros. E devido a isso auxilia a determinar as necessidades da organização e da estratégia. 

Dessa forma, o business partner assiste no estabelecimento de cargos, requisitos para a vaga e atributos que o candidato ideal deve ter.

Psicólogo

O psicólogo tem grande importância dentro do processo de recrutamento e seleção, isso porque, este é o profissional responsável por analisar as condições e características comportamentais e psicológicas de um candidato.

Com essa avaliação é possível reconhecer se o candidato está alinhado com a cultura da empresa e se irá se adaptar bem à vaga.

Como é o processo de recrutamento e seleção?

Estruturar adequadamente o processo de recrutamento e seleção é fundamental para garantir o sucesso deste, que é atingido com o profissional ideal sendo contratado para a vaga. Portanto é necessário:

  • Analisar as necessidades da empresa;
  • Planejar as vagas a serem abertas;
  • Definir o método de recrutamento e seleção;
  • Atrair candidatos;
  • Fazer a triagem de currículos;
  • Selecionar os candidatos mais adequados;
  • Realizar entrevistas;
  • Entrar em contato com o selecionado;
  • Avaliar os resultados.

Leia mais: Experiência do candidato: dicas para melhorar o seu processo

Quais são os benefícios?

Quando feito de maneira adequada, o processo de recrutamento e seleção traz para a empresa benefícios além da contratação de um bom profissional. Entre eles podemos citar os seguintes.

Redução do turnover

O termo turnover se refere à taxa de rotatividade de funcionários em uma empresa, ou seja, é o fluxo de entrada e de saída de profissionais. Com um processo satisfatório de recrutamento e seleção, essa taxa é reduzida pois, os métodos aplicados ajudam a ter mais precisão na escolha de um candidato.

Ao contratar o candidato mais adequado e qualificado para a vaga, as chances de descontentamento, desistência ou desadequação ao trabalho são menores e este permanece por mais tempo. Consequentemente reduzindo as saídas e a necessidade de repor vagas com frequência.

Redução de custos

Quando a estrutura do processo de recrutamento e seleção é bem definida há uma considerável redução de custos. Isso porque, com uma metodologia bem gerenciada e otimizada e informações e critérios bem definidos, o processo de contratação flui. Com isso, aumentam-se as chances de sucesso e a produtividade do RH.

Fortalecimento da cultura organizacional

O profissional mais adequado selecionado pelo processo de recrutamento e seleção costuma ser aquele que além de cumprir os requisitos, está alinhado com a cultura da empresa. A partir desse fit cultural os valores praticados internamente são fortalecidos e o ambiente de trabalho se transforma.

Um exemplo prático desse alinhamento entre os valores do funcionário e da empresa: uma organização que dá foco a inovação precisa de profissionais que implementam novas ideias.

Consolidação da estratégia do negócio

Diretamente ligado com o fortalecimento da cultura organizacional, ao contratar um funcionário com valores que se alinham com os da empresa, o procedimento de engajamento destes com os desafios propostos torna-se muito mais simples.

Consequentemente, com profissionais dispostos a ajudar a organização a conquistar seus objetivos há a consolidação da estratégia do negócio.

Aumento da produtividade e qualidade

Outro benefício notável é o aumento da produtividade e qualidade das atividades efetuadas. Ao selecionar um profissional qualificado para a vaga, as funções serão concluídas de maneira ágil, bem feita e irão gerar bons resultados no percurso da empresa.

4 dicas para fazer dar certo

O procedimento de recrutamento e seleção está diretamente ligado com os objetivos e o crescimento da empresa, isso porque, o capital humano é considerado o bem mais precioso de uma organização. Sendo assim, é imprescindível que o RH defina corretamente a metodologia a ser utilizada.

Confira a seguir 4 dicas para fazer o processo dar certo.

Defina corretamente as especificidades da vaga

É fundamental conhecer com detalhes a vaga a ser aberta, todas as atividades que são desempenhadas por ela e a dinâmica da equipe. Porque, baseado nisso é possível determinar o que se espera no profissional que irá ocupá-la.

Além disso, conhecer as particularidades de uma função ajudará o RH a realizar uma descrição completa da vaga, tornando-a mais atrativa e interessante de modo a levar um candidato a se inscrever.

Leia mais: Como anunciar vaga de emprego? Veja 5 dicas e não erre mais!

Projete o recrutamento e seleção

Como mencionado anteriormente, para que o processo seja bem sucedido é necessário estruturá-lo satisfatoriamente. Então, é fundamental determinar quais sites e ferramentas serão utilizados, quantas fases terá o processo, quais testes e dinâmicas serão aplicados e quem irá realizar a entrevista.

Essa organização irá otimizar o tempo investido nesse procedimento, aumentando a produtividade do RH e auxiliando na tomada de decisões.

Faça o planejamento das entrevistas

A entrevista é o momento em que a empresa conhece o candidato por traz do currículo, por isso, é fundamental estabelecer um roteiro de perguntas para verificar se o profissional está alinhado com as expectativas da organização.

Faça perguntas relacionadas às habilidades necessárias para a posição e que ajudem a traçar o perfil comportamental do candidato. Além disso, crie um ambiente confortável para ajudar a reduzir o desconforto do entrevistado.

Mantenha a comunicação com os candidatos

Os candidatos são a parte principal do processo de recrutamento e seleção e, em alguns casos, desistem do processo seletivo devido à falta de respostas. Então, mantenha com eles uma comunicação aberta e transparente, procurando dar tanto os feedbacks positivos quanto os negativos.

Essa é uma maneira de garantir que o profissional queira participar de outras seleções para a empresa, ou ainda a recomende-a para outras pessoas.

Agora que você já sabe mais a respeito do recrutamento e seleção, que tal conhecer nossos serviços?

Como vimos, o processo tem diversos detalhes e profissionais envolvidos e, quando bem estruturado, traz inúmeros benefícios para a organização.

A HR4 é uma empresa especializada em recursos humanos que atua com responsabilidade social e seleciona os melhores talentos para empresas de todo o Brasil. A nossa solução de Recrutamento e Seleção é feita de maneira criteriosa e busca atender às necessidades de diferentes setores do mercado, áreas de atuação e níveis de cargos. Entre em contato conosco e saiba mais!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe o link com quem possa se interessar pelo assunto!

Dúvidas frequentes sobre o recrutamento e seleção:

Qual é a diferença entre recrutamento e seleção?

O recrutamento é a parte responsável por atrair potenciais candidatos a uma vaga de emprego, para isso, descreve e divulga a vaga em diferentes portais e sites. Já, a seleção tem a função de selecionar o candidato ideal para ocupar a posição por meio de análises, testes, entrevistas, dinâmicas e vídeos.

Qual é o objetivo de um processo de recrutamento e seleção?

O objetivo de um processo de recrutamento e seleção é encontrar o profissional ideal para preencher uma vaga em uma empresa.