Skip to main content

Desde o planejamento até o encerramento do processo de recrutamento e seleção é importante considerar a experiência do candidato. Para ser positiva, a empresa deve investir em um processo seletivo humanizado.

O funcionamento depende do cuidado na elaboração das etapas, tanto da divulgação da vaga, a comunicação e o funcionamento das dinâmicas. Com isso a empresa é beneficiada e também os candidatos.

Saiba mais sobre a importância de adotar uma abordagem humanizada na contratação e tenha dicas de práticas a serem seguidas.

Qual a importância do processo seletivo humanizado? 

Um processo seletivo humanizado é aquele que valoriza o candidato como indivíduo, considerando não apenas suas habilidades técnicas (hard skills), mas também suas competências comportamentais, características pessoais e sua experiência de vida

Ao adotar essa abordagem humana, a empresa demonstra respeito e valorização pelo indivíduo, criando um ambiente mais acolhedor e propício para o desenvolvimento de relações saudáveis entre empregador e colaborador.

Confira os benefícios para os candidatos e para a própria empresa:

  • Fortalecimento da reputação da empresa como marca empregadora mesmo para os candidatos que não são selecionados. Esse fator é crucial em um mercado competitivo, atraindo talentos e clientes;
  • Funcionário sente-se mais valorizados e engajados desde o início, o que pode contribuir para a retenção a longo prazo;
  • Permite avaliação mais abrangente das habilidades e personalidade dos candidatos, inclusive as interpessoais e culturais;
  • Contratações mais assertivas que se alinham com as habilidades técnicas e fit cultural desejados;
  • Diversidade e inclusão nas empresas ao atrair candidatos de diferentes origens e experiências;
  • Aumento da atratividade para os talentos devido à demonstração da preocupação com o bem-estar.

Assim, o processo seletivo oferece oportunidades mais igualitárias e evita discriminações. O resultado são equipes mais diversas e representativas.

Leia mais em: Trabalho temporário: um guia completo sobre a contratação sazonal de funcionários

Dicas para oferecer uma experiência humanizada ao candidato

Um dos pontos mais importantes do processo seletivo é oferecer a melhor experiência para o candidato. As etapas devem ser conduzidas pensando na diversidade e no oferecimento de empatia, ética, transparência e flexibilidade. 

Independente do tipo de vaga, seja efetiva ou para trabalho temporário, a condução humana do processo seletivo é importante para torná-lo acolhedor. Confira estratégias para tornar um processo seletivo mais humano:

Comunicação e pessoalidade

Um dos pontos principais é manter os candidatos bem informados. Forneça detalhes sobre o cargo, as etapas de seleção, os prazos e as expectativas. Também é importante usar uma linguagem acessível e pessoal nas comunicações. Evite termos técnicos excessivos e jargões. 

Empatia

Evite prolongar desnecessariamente o processo e respeite o tempo necessário para cada etapa acontecer sem pressa. Além disso, demonstre flexibilidade quando possível. Dê preferência a entrevistas virtuais e considere as necessidades especiais dos candidatos.  

Entrevista

Além de adaptar as interações conforme as necessidades individuais dos candidatos, é importante criar um espaço confortável e descontraído. 

Torne as entrevistas mais do que apenas avaliações de habilidades. Permita que os candidatos conheçam a cultura da empresa e façam perguntas significativas. Você também pode reconhecer as experiências e habilidades de cada um de maneira personalizada.  

Feedback construtivo (mesmo em resposta negativa)

feedback significativo aos candidatos, mesmo para os que não foram selecionados. Isso ajuda na melhoria contínua e demonstra respeito pelo tempo e esforço investidos pelos candidatos.

Além dessas dicas também é válido fazer uma análise constante do processo, utilizando métricas e indicadores para identificar pontos de melhoria e ajustá-los. Para isso você pode pedir um feedback sobre o processo seletivo para os candidatos. 

Leia mais: Triagem de currículo: como fazer da maneira correta?

Os processos seletivos da sua empresa são humanizados?

As empresas podem conduzir o processo de recrutamento e seleção com uma experiência positiva e diferenciada. As principais práticas que tornam a condução mais humanizada são comunicação clara, feedback construtivo e processos que respeitam o tempo dos candidatos.

Essas práticas ajudam a valorizar a diversidade e demonstram respeito pelos candidatos. Além disso, ajuda a construir uma imagem positiva e na atração e retenção de profissionais qualificados e engajados. 

Quer saber como desenvolver um bom processo seletivo? Confira o conteúdo!

Dúvidas frequentes sobre processo seletivo humanizado

Como funciona um processo seletivo humanizado?

Um processo seletivo humanizado valoriza o candidato como indivíduo, ou seja, considera as habilidades técnicas e também as competências comportamentais e experiência de vida. 

Qual a importância de conduzir um processo seletivo humanizado?

Ao adotar uma abordagem humanizada, a empresa demonstra respeito e valorização pelo indivíduo, criando um ambiente mais acolhedor e propício para o desenvolvimento de relações saudáveis entre empregador e colaborador.

Como a empresa comunica de forma humanizada que o candidato não passou em um processo seletivo?

É essencial manter uma comunicação aberta e transparente com os candidatos, fornecendo feedbacks positivos e negativos ao longo do processo. Isso vale mesmo para os candidatos que não forem selecionados, para que eles não criem expectativas em relação à vaga.