Skip to main content

A contratação de novos colaboradores é um processo importante, afinal, ele impactará nos resultados da empresa. Por isso, encontrar pessoas que combinem com o perfil da organização é o ponto-chave para alinhar expectativas e atividades. Agora, como tomar essa decisão de forma mais assertiva?

Para isso, é necessário avaliar se o Fit Cultural do candidato combina com o da empresa. Ou seja, se os valores e os propósitos de ambos estão bem alinhados. Neste primeiro momento pode parecer complicado, mas alguns passos e perguntas estratégias durante o processo seletivo podem ajudar a entender mais sobre o profissional.

Quer saber o que é, os benefícios e como aplicar o Fit Cultural para avaliar os candidatos da sua empresa? Confira todos os detalhes que separamos neste conteúdo. Acompanhe!

Navegue e saiba mais sobre o Fit Cultural e como aplicá-lo em sua empresa:

O que é Fit Cultural?

Para que a empresa reduza as chances de erros na contratação, não basta pensar apenas nas qualidades técnicas, é claro que elas são importantes, mas só o conhecimento não fará com que aquele candidato se torne um excelente colaborador.

Toda organização deve ter muito claro o seu propósito e os seus valores. Assim, fica mais fácil contratar um colaborador a partir do seu Fit Cultural

Fit Cultural é o alinhamento dos valores pessoais do candidato com os valores da empresa, ou seja, quando o candidato tem o perfil que a companhia procura, não só a parte técnica, mas está em sintonia com a cultura, missão, valores e propósitos da empresa, envolvendo traços da personalidade e comportamento da pessoa, objetivos de carreira, bem como objetivos de vida. Dessa forma, as expectativas em torno dele estarão muito bem alinhadas com a empresa.

Do mesmo jeito que as pessoas gostam de encontrar outras com perfis iguais aos delas, as empresas também podem deixar o seu quadro de colaboradores o mais completo possível em relação aos seus valores e propósitos.

Portanto, o Fit Cultural será a avaliação que o recrutador fará de cada candidato baseado nos valores, atitudes, objetivos, comportamento, postura, entre outros. A partir disso, a empresa identificará se todas essas características estão de acordo com o que ela precisa e espera. No entanto, a empresa precisa ter uma cultura muito bem definida para se ter um direcionamento para realizar uma avaliação e buscar a identificação no candidato.

Quais são os benefícios do Fit Cultural?

Entender o conceito é importante, mas saber o que ele trará de benefícios para a empresa é fundamental. Portanto, confira as principais vantagens do Fit Cultural.

Contratações mais assertivas

Quando a seleção dos candidatos é feita considerando além das habilidades técnicas, as características de cada um e relacionando-as com os valores da organização, as contratações podem ser muito mais assertivas, pois avaliamos a capacidade que o candidato possui de se encaixar na empresa para que suas habilidades sejam aproveitadas ao máximo, assim, evita problemas e reduz desligamentos, seja por parte da empresa ou do colaborador.

Ganho de produtividade

Quando o funcionário realmente se sente conectado com o propósito e os valores da empresa o trabalho se torna mais prazeroso, com isso, o resultado é no ganho de produtividade. Afinal, ele terá satisfação em pertencer àquela organização, o que trará muito mais motivação e engajamento.

Melhor trabalho em equipe

Os colaboradores são essenciais para o funcionamento em potencial de uma empresa. Para isso, é importante que saibam trabalhar em equipe, afinal, não adianta contratar diversos profissionais competentes se não conseguem unir esses talentos. Além disso, reduz problemas de relacionamento.

Melhores resultados para a empresa

Quando o Fit Cultural é aplicado e as contratações são mais assertivas, é normal que os profissionais trabalhem com mais entusiasmo e com foco na expansão da empresa. Afinal, eles realmente acreditam no propósito do negócio e querem crescer junto. Com a dedicação e a eficiência de cada um, é impossível não alcançar resultados positivos.

Ambiente satisfatório na empresa

Quando a organização opta pela contratação de profissionais que se encaixam com os valores e o propósito dela, o ambiente se torna mais agradável, cria-se um clima satisfatório e reduz os ruídos, comum em muitas empresas.

Leia mais: Como anunciar vaga de emprego? Veja 5 dicas e não erre mais!

Como aplicar o Fit Cultural na sua empresa?

Agora é o momento de entender como aplicar o Fit Cultural no negócio. Separamos algumas dicas interessantes. Acompanhe!

Tenha claro qual a cultura da empresa

A sua empresa precisa ter, antes de tudo, aspectos de liderança, colaboradores que participam das tomadas de decisão, comunicação interna eficiente, abertura à inovação e às mudanças e, por fim, espaço para aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos.

Defina quais são os valores que sua organização quer alcançar

Tão importante quanto conhecer os valores que a empresa já tem, é saber quais ela deseja alcançar. Para tanto, pesquise referências, ouça as lideranças e os colaboradores. Construa a cultura organizacional que mais corresponde aos seus objetivos.

Mapeie e identifique lacunas

Ao diagnosticar o cenário da empresa, é possível que você encontre lacunas ou falhas em pontos cruciais. Portanto, observe as atitudes, comportamentos e crenças e analise se não estão atrapalhando o pleno desenvolvimento de uma cultura organizacional saudável para a organização e os colaboradores.

Documente sua cultura

Ter clareza das práticas presentes na cultura organizacional permite desenvolver um culture code (ou código de cultura) na empresa. Materializando esse documento, sua missão e valores se tornam palpáveis e auxiliam a identificar o fit cultural durante os processos de recrutamento e seleção.

O Fit Cultural ajuda a trazer os melhores colaboradores para a sua empresa

Agora você já sabe como o Fit Cultural é um fator essencial para trazer colaboradores que realmente estão dentro do perfil da empresa. Afinal, não adianta novas contratações se os profissionais não se encaixam nos valores da organização.

Como dito anteriormente, a empresa precisa ter uma cultura bem definida para conseguirmos validar a sintonia dos valores do candidato com os valores da empresa. 

Com o Fit Cultural bem definido, é possível também, auxiliar na definição de um fit para a vaga, assim, a HR4 pode ajudar, afinal, são mais de 13 anos de experiência no mercado com expertise em recrutamento e seleção para superar as expectativas da empresa e dos colaboradores. 

Atuamos com responsabilidade social e selecionamos os melhores talentos para organizações de todos os portes e segmentos ao redor do Brasil. Entre em contato conosco e saiba mais!

Dúvidas frequentes sobre Fit Cultural:

O que é Fit Cultural?

Toda organização deve ter muito claro o seu propósito e os seus valores. Assim, fica mais fácil contratar um colaborador a partir do seu Fit Cultural.  Ou seja, quando o candidato tem o perfil que a companhia procura, não só a parte técnica, mas também a personalidade. Dessa forma, as expectativas em torno dele estarão muito bem alinhadas com a empresa.