Skip to main content

A fase de recrutamento e seleção de uma empresa é fundamental para encontrar os melhores profissionais que contribuirão para o seu crescimento. Por isso, o processo deve ser minucioso e considerar o conhecimento e o comportamento de cada candidato.

Entretanto, outro aspecto não pode ser deixado de lado, a experiência do candidato. Como ele enxerga a empresa? Afinal, essa percepção impactará no olhar sobre a marca e influenciará na retenção e na contratação de pessoas.

Ao planejar e organizar o processo seletivo, é fundamental cuidar dos detalhes de cada etapa, buscando proporcionar melhor experiência aos candidatos, e assim, garantir que possam observar apenas pontos positivos na empresa. Com isso, aumentam as chances de contratar a melhor pessoa da seleção e mantém a boa imagem diante de outros profissionais. Dessa forma, a organização ganhará mais credibilidade e perfis cada vez mais qualificados para ocuparem as vagas disponíveis.

Se você quer melhorar a experiência dos profissionais que estão concorrendo a uma oportunidade na sua empresa, confira algumas dicas importantes neste conteúdo. Acompanhe!

Navegue e saiba mais sobre a experiência do candidato:

Qual a importância da experiência do candidato?

O conceito é muito simples: qual a percepção que o candidato tem sobre o processo seletivo que ele participa? Ele é válido para cada etapa do recrutamento e seleção, ou seja, a partir do momento que o candidato tem o primeiro contato com a vaga.

Portanto, é importante reforçar que a empresa deve ter atenção em todas as etapas do processo, desde o início até o encerramento, ou seja, é preciso avaliar quais serão os principais meios de divulgação para alcançar o público alvo para a vaga em questão, como a oportunidade será anunciada, atentando-se às informações que serão passadas, a forma que o profissional irá se candidatar à vaga, e, claro, todo o funcionamento do processo seletivo.

Ter uma experiência negativa durante uma seleção pode afetar a imagem da empresa, principalmente quando um candidato demonstra sua insatisfação nas redes sociais, por isso, é importante cuidar do processo como um todo, procurando assim, garantir uma experiência incrível aos candidatos. 

É possível pensar também ao contrário: quando a experiência do candidato é tão positiva que ele compartilha essa percepção nas redes sociais, o que para a empresa é excelente. E vale ressaltar que é válido, até mesmo, quando a pessoa não é aprovada. Além disso, há troca de perspectivas favoráveis entre os participantes, o que é excelente para a imagem da organização.

Do mesmo jeito que a empresa pode dispensar um profissional, o contrário também pode ocorrer. Então, uma experiência negativa pode fazer com que os melhores candidatos para a vaga disponível não se candidatem. Com isso, o nível de qualificação e experiência pode sofrer quedas a cada processo seletivo.

Outro ponto importante é a retenção dos profissionais dentro da organização. Quanto mais próximos eles se sentirem da empresa durante o processo seletivo, as chances aumentam do candidato contratado se manter trabalhando para ela.

Portanto, ficou claro alguns dos motivos que a empresa deve investir na experiência de todos os candidatos a cada processo de recrutamento e seleção. Não é apenas por eles, mas pelos benefícios que essa ação levará para a organização, principalmente em relação a sua imagem e a contratação dos melhores profissionais.

Agora, como trazer essas melhorias? Confira algumas dicas no próximo tópico.

Dicas para melhorar a experiência do candidato na sua empresa

Mais do que entender a importância da experiência do candidato é saber como aplicar e melhorar o processo dentro da empresa. Por isso, selecionamos algumas dicas para a implementação na organização. Confira!

Deixe as descrições das vagas bem detalhadas

Um dos grandes problemas das empresas é não especificarem os detalhes sobre as vagas disponíveis. É interessante deixar todas as informações claras, para que o candidato já saiba se está ou não dentro do que a companhia procura. Com isso, ele não perderá tempo enviando currículo para uma oportunidade que não corresponde ao seu perfil, além da empresa não receber esses materiais desnecessariamente.

Esse cuidado com as descrições permite que a empresa não perca os profissionais aderentes, já que muitos nem se candidatam às vagas disponíveis por falta de clareza nas informações.

Leia mais: Como anunciar vaga de emprego? Veja 5 dicas e não erre mais!

Divulgue os valores e os princípios da empresa

Toda empresa possui valores inegociáveis que devem ser transmitidos a todos os seus colaboradores. Portanto, deixar todas essas informações às claras na primeira etapa do processo seletivo fará com que os candidatos já se idealizem atuando no cargo em disputa. Ou seja, o profissional se dedicará ainda mais durante a seleção.

Cumpra o horário combinado com os candidatos

Um dos critérios que pode ser decisivo na eliminação de um candidato é o atraso. Se essa é uma avaliação importante e indica um bom profissionalismo, a empresa que busca novos talentos também deve seguir essa premissa.

A melhor forma de respeitar o candidato é iniciar a etapa no horário combinado, então, se marcou às 8h, os dois (profissional e recrutador) devem cumprir.

Feedback com frequência

Uma das formas de melhorar a experiência do candidato é dar feedback a cada etapa, principalmente se o processo seletivo da empresa for composto por várias etapas. Muitas vezes os profissionais só recebem respostas quando aprovados, entretanto, é interessante manter todos os participantes avisados para não criarem uma expectativa em relação à vaga.

Deixe a entrevista mais leve possível

É natural que a etapa presencial de um processo seletivo seja a mais tensa, principalmente no momento da entrevista que é apenas o candidato com o gestor ou os recrutadores. Então, se uma empresa realmente quer selecionar o melhor profissional para a vaga, é importante que deixe o ambiente mais leve e confortável possível.

Com um clima mais tranquilo, é provável que o candidato fique mais à vontade e realmente entregue tudo que ele pode na entrevista. Além de ser ótimo para o profissional, a empresa também consegue aproveitar aquele talento que possui tudo que ela precisa.

Depoimentos dos profissionais da empresa

Essa dica é, sem dúvidas, um plus. Dificilmente é mostrado para os ainda candidatos como é o trabalho na visão dos profissionais que já atuam na empresa. Essa é uma forma de gerar desejo e ainda mais garra durante o processo seletivo.

A experiência do candidato é fundamental para a imagem da empresa

A experiência do candidato é algo que deve ser pensado como um processo importante dentro de qualquer empresa. É o primeiro contato de um profissional com a área externa da organização. O resultado pode influenciar em depoimentos nas redes sociais e uma possível troca de informações entre candidatos.

A forma que o recrutador conduz o processo seletivo indicará a imagem que o profissional terá sobre ela e se a percepção é positiva ou não. Para não correr nenhum risco, é importante que a organização contrate uma empresa experiente e que traga soluções completas para o seu departamento de Recursos Humanos, assim como a HR4.

São mais de 12 anos de experiência no mercado, o que traz uma expertise em RH para superar as expectativas da empresa e dos colaboradores. Atuamos com responsabilidade social e selecionamos os melhores talentos para organizações de todos os portes e segmentos ao redor do Brasil. Entre em contato conosco e saiba mais!

Dúvidas frequentes sobre experiência do candidato:

O que é a experiência do candidato?

O conceito é muito simples: qual a percepção que o candidato tem sobre o processo seletivo que ele participa? Ele é válido para cada etapa do recrutamento e seleção, ou seja, a partir do momento que o candidato tem o primeiro contato com a vaga. Portanto, a empresa deve ter atenção, até mesmo, como a oportunidade será divulgada, quais são as informações que serão passadas, a forma que o profissional se candidatará a vaga, e, claro, todo o funcionamento do processo seletivo.

Qual a importância da experiência do candidato?

Ter uma experiência negativa durante uma seleção pode afetar a imagem da empresa, principalmente quando um candidato demonstra sua insatisfação nas redes sociais, por isso, é importante cuidar do processo como um todo, procurando assim, garantir uma experiência incrível aos candidatos. Agora, é possível pensar também ao contrário: quando a experiência do candidato é tão positiva que ele compartilha essa percepção nas redes sociais, o que para a empresa é excelente.

Quais são as dicas para melhorar a experiência do candidato?

Mais do que entender a importância da experiência do candidato é saber como aplicar e melhorar o processo dentro da empresa. Por isso, selecionamos algumas dicas para a implementação na organização, tais como: deixe as descrições das vagas bem detalhadas; divulgue os valores e os princípios da empresa; cumpra o horário combinado com os candidatos; feedback com frequência; deixe a entrevista mais leve possível e depoimentos dos profissionais da empresa.