Skip to main content

O anúncio de vaga é uma parte fundamental no processo de recrutamento e seleção, isso porque, é através dele que um candidato descobre que há um cargo em aberto, conhece alguns detalhes sobre a empresa e toma a decisão de se candidatar.

No entanto, devido ao fato do processo seletivo ter diferentes etapas que demandam um trabalho consideravelmente extenso, muitas empresas acabam não dando a devida atenção para a estruturação adequada de um anúncio de vaga de emprego.

Com isso em mente, preparamos um conteúdo completo com as principais informações sobre como anunciar uma vaga de emprego e 5 dicas para não errar mais! Continue a leitura e confira!

Navegue para mais informações sobre como anunciar uma vaga de emprego:

Qual é a importância de anunciar uma vaga de emprego corretamente?

Em primeiro lugar, anunciar uma vaga de emprego corretamente é essencial para que ela seja atraente para os candidatos, em especial para aqueles que estão dentro das diretrizes e especificidades desta. Ou seja, o anúncio de vaga é o principal canal para despertar a atenção dos potenciais candidatos.

Uma vaga bem estruturada também costuma se destacar perante à concorrência, o que é fundamental, visto que, os candidatos possuem o poder de escolha diante de diferentes empresas, e costumam escolher não somente a vaga mais adequada para os seus objetivos, mas também aquela que é mais chamativa.

Além disso, saber como anunciar uma vaga de emprego traz inúmeras vantagens e faz com que:

  • O processo seletivo seja mais eficiente e ágil;
  • Os recursos reservados para o processo sejam utilizados da melhor forma;
  • A empresa tenha maior facilidade em encontrar profissionais alinhados com os seus valores;
  • A imagem da empresa seja divulgada;
  • Um maior número de pessoas conheça a empresa, em conjunto com sua a missão, a visão e os valores.

Quais informações um anúncio de vaga de emprego deve conter?

Para que um profissional queira ter o cargo anunciado e participe do processo seletivo, é fundamental que ele compreenda as principais informações da vaga de maneira rápida e clara. Por isso, é importante apresentar os dados num anúncio de vaga de forma clara, concisa e objetiva.

Um anúncio de emprego bem estruturado é aquele que contém as seguintes informações:

  • Descrição da empresa: através desta é mostrado para os candidatos porque a empresa é especial, interessante e única diante de sua concorrência. É importante apresentar a sua companhia, o que ela faz, seus objetivos, a sua missão, a sua visão e os seus valores;
  • Habilidades e qualificações obrigatórias: neste campo são evidenciadas para o profissional, de maneira atraente, clara e honesta, as principais características exigidas para o cargo (formação, experiência profissional e qualificações);
  • Remuneração e benefícios: através deste tópico é mostrado para os candidatos qual é a faixa salarial da vaga e os benefícios empresariais oferecidos (vale-refeição e/ou alimentação, vale-transporte, day-off no aniversário, clubes de benefícios, entre outros). Essas informações são essenciais para que o profissional verifique se a vaga faz sentido para a sua realidade e expectativas;
  • Atribuições do cargo: neste tópico são apresentadas, detalhadamente, as tarefas que serão desempenhadas pelo profissional que irá assumir o cargo;
  • Informações adicionais: através deste tópico a empresa pode destacar outros aspectos pertinentes a ela ou ao processo seletivo, como informações de seu dia a dia (dress code, eventos ou comemorações) ou como a comunicação será feita com os candidatos (por e-mail, telefone, entrevistas presenciais ou online).

É essencial que a empresa mantenha uma experiência positiva no processo de recrutamento desde o primeiro contato com o candidato que é feito através do anúncio de emprego.

Onde divulgar uma vaga de emprego?

Atualmente, há diferentes maneiras de anunciar uma vaga de emprego que oferecem níveis diversos de visibilidade e engajamento ao seu anúncio. A escolha do meio ideal irá depender das necessidades e demandas da empresa, das características e do propósito da vaga e em qual é a urgência de contratação.

Entre os principais locais para anunciar vaga de emprego estão:

Redes sociais

Oferecem grande visibilidade às vagas, além de praticidade e agilidade tanto na divulgação quanto no contato e na primeira avaliação do candidato. Além disso, a divulgação pode ser feita em redes sociais específicas para emprego ou em grupos de emprego em redes mais gerais.

Portais de emprego

As vagas atingem profissionais inscritos nestes sites, o que auxilia na busca por profissionais interessados e mais adequados para a vaga. Há diversas opções de portais de emprego, entre eles, alguns que oferecem segmentações específicas para cada área ou cargo.

Site da empresa

As vagas divulgadas através de uma página Trabalhe Conosco atingem profissionais interessados na empresa e em seus produtos ou serviços, pois, para chegar até essa área é necessário ter interagido com o site da empresa.

Banco de talentos

Oferece à empresa a possibilidade de verificar se os candidatos que já se interessaram por vagas anteriores e que têm grandes chances de aceitar uma nova oportunidade estão dentro das características de um novo cargo a ser aberto.

Plataformas de recrutamento

As vagas divulgadas nestas plataformas oferecem à empresa a possibilidade de contar com uma ferramenta completa que muitas vezes realiza a avaliação dos currículos através de filtros e ainda oferece avaliações de perfil próprias.

Site de empresas de recursos humanos

As organizações que escolhem contar com os serviços de empresas especializadas em recursos humanos têm suas vagas divulgadas nos sites destas. Com isso, atingem profissionais interessados em novas oportunidades de emprego ou recolocação no mercado de trabalho que costumam acessar os sites de RH com frequência.

A HR4 possui em seu site uma área de oportunidades que conecta profissionais às empresas, através de recursos, conhecimentos e tecnologias que permitem selecionar os candidatos mais adequados para as características de nossos clientes, em todo o território nacional.

Jornais ou murais

Apesar de serem cada vez menos utilizados devido às facilidades oferecidas pela tecnologia, as vagas divulgadas em jornais ou murais trazem, nos dias atuais, endereços de e-mail ou links para inscrições online.

Além disso, alguns jornais contém em seus sites uma área específica para os classificados de emprego, assim como tinham em suas versões impressas.

5 dicas de como anunciar vaga de emprego

Confira a seguir 5 dicas importantes para se considerar no processo de como anunciar vaga de emprego e não cometer erros recorrentes nesta etapa tão importante!

Tenha em mente o perfil do candidato ideal

Estabelecer o perfil do candidato ideal para a vaga não ajuda apenas na hora de selecionar e filtrar currículos durante o processo seletivo, mas também auxilia na hora de determinar as características da vaga.

A partir destas informações é possível comunicar na vaga de emprego qual é o perfil profissional que sua empresa está buscando. Esses dados também ajudam o candidato a decidir se suas características estão compatíveis ao cargo e se irá se inscrever.

Leia mais: Fit cultural: veja como avaliar o candidato da maneira certa

Seja claro nas informações de seu anúncio

Ao elaborar o anúncio de vaga é imprescindível deixar evidenciado, de maneira clara e objetiva, o que é a vaga, o que é se espera de um profissional e o que é oferecido a ele. Não é necessário aprofundar cada detalhe minuciosamente, porém, é importante oferecer diversas informações sobre a função e a empresa.

Isso porque, para decidir se deseja se candidatar ou não, os profissionais avaliam dados como habilidades, qualificações, atribuições do cargo, benefícios, localização, escala e horário de trabalho. Portanto, vagas com poucas informações ou com informações confusas afastam os candidatos, principalmente aqueles mais qualificados.

Atinja o seu candidato no local onde ele está

Com o perfil do candidato ideal alinhado, é importante ir até o local onde ele está. Portanto, mesmo que a sua vaga tenha sido divulgada em outros meios como sites de emprego, site da empresa, plataformas de recrutamento ou no site de uma empresa de RH, é interessante também fazer um post de “vagas abertas” em suas redes sociais.

Dessa maneira, as chances de sua vaga atingir um candidato adequado para o cargo e interessado na empresa aumentam consideravelmente.

Elabore uma vaga que chame a atenção

Para criar uma vaga atraente e que chame a atenção dos candidatos mais qualificados para o cargo é necessário:

  • Ter o maior número possível de informações na descrição da vaga;
  • Elencar as informações de uma maneira que deixe a leitura o mais leve o possível; 
  • Incluir um título preciso, claro, sem termos enigmáticos ou “engraçadinhos” demais;
  • Conhecer com detalhes a linguagem de seu público-alvo;
  • Empregar as técnicas de SEO;
  • Definir um CTA (call to action) que incentive o profissional a se candidatar;
  • Incluir uma imagem interessante e chamativa, caso a ferramenta permita.

Teste o anúncio de vaga

Antes de divulgar a vaga no meio escolhido, é interessante solicitar que alguns funcionários da empresa leiam e avaliem o anúncio, indicando tudo aquilo que conseguiram entender a partir dele.

Dessa forma, é possível descobrir, com a ajuda de profissionais que fazem parte do perfil da empresa, se o anúncio de vaga está claro, conciso e objetivo e se transmite a mensagem desejada.

Após descobrir como anunciar vaga de emprego, que tal conhecer os nossos serviços?

A HR4 é uma empresa especializada em recursos humanos que atua com responsabilidade social e seleciona os melhores talentos para empresas em todo o território brasileiro há mais de 12 anos.

Oferecemos serviços de recrutamento e seleção, trabalho temporário e terceirização, buscando atender às necessidades de nossos clientes em diferentes níveis de cargo, segmentos de mercado e áreas de negócio. Entre em contato conosco e saiba mais!

Dúvidas frequentes:

Quais são os meios de divulgação de vagas de emprego mais utilizados?

Os meios mais utilizados para a divulgação de vagas de emprego são:

  • Redes sociais;
  • Portais de emprego;
  • Site da empresa;
  • Banco de talentos;
  • Plataformas de recrutamento;
  • Site de empresas de Recursos Humanos.

Qual é o passo a passo de como anunciar vaga de emprego?

Para anunciar uma vaga de emprego corretamente é necessário seguir os seguintes passos:

  • Defina um título para a vaga que deve ser preciso e claro;
  • Faça a descrição do anúncio de vaga que deve ser atraente, honesta e concisa;
  • Liste os requisitos que devem ser objetivos e realistas;
  • Liste as qualificações desejáveis, ou seja, aquelas que não eliminam no processo de triagem, mas que dão uma vantagem ao candidato;
  • Descreva a empresa, destacando os valores e as características que a tornam especial;
  • Liste informações como o local de trabalho, o salário e os benefícios;
  • Informe como a candidatura deve ser feita;
  • Faça perguntas adicionais sobre as qualificações do candidato, caso ache necessário.