As empresas desejam atrair e reter talentos, mas nem sempre oferecem o estímulo necessário para conquistar o colaborador. No caso do mercado brasileiro, a pesquisa “Guia Salarial 2023” da Robert Half, apontou que 57% dos profissionais consideram os benefícios empresariais antes de aceitar uma oferta.
Com isso, a política de benefícios deve ser usada estrategicamente desde o processo de recrutamento e seleção. Nesta fase, uma descrição detalhada da remuneração da vaga tornam a sua empresa mais atrativa para os profissionais qualificados.
Confira exemplos dos benefícios corporativos, quais são os mais desejados, como avaliar as melhores opções para os seus colaboradores e os motivos pelos quais você deve adotar esta prática na sua empresa.
Entenda mais sobre os benefícios empresariais
O que são os benefícios empresariais?
Os benefícios empresariais são recursos oferecidos ao colaborador para melhorar a qualidade de vida dele e da família em relação à alimentação, saúde, educação, transporte e lazer.
Vale ressaltar que em regime empregatício na modalidade CLT, o decreto-lei Nº 5.452 garante como direitos do trabalhador: férias, FGTS, vale-transporte e 13º salário. Logo, estes não podem ser mencionados como benefícios concedidos pela empresa.
8 motivos para oferecer benefícios corporativos
Com a humanização no ambiente de trabalho ganhando cada vez mais relevância, oferecer um pacote de complementos à remuneração do funcionário é um diferencial importante para mostrar que a empresa também se preocupa com a vida pessoal do colaborador.
Essa cultura de cuidado e apoio ajuda a manter o ambiente saudável e produtivo, pois o colaborador tem mais tempo para a família, consegue equilibrar melhor a vida pessoal e profissional e reduz as despesas a serem pagas com o salário.
Além disso, uma pesquisa da consultoria McKinsey menciona outras vantagens da implementação de benefícios, como o estímulo à produtividade, engajamento e bem-estar dos colaboradores.
Assim, os principais motivos para oferecer os benefícios aos funcionários da sua empresa são:
- Atração de talentos;
- Menor taxa de turnover (rotatividade);
- Diminuição do absenteísmo (faltas e atrasos);
- Evita quiet quitting;
- Aumento da produtividade e engajamento dos colaboradores;
- Melhor clima organizacional;
- Melhoria no bem-estar e na saúde dos funcionários;
- Valorização da imagem da empresa perante o mercado de trabalho.
Dessa forma, oferecer amparos aos colaboradores é um investimento para diminuir os custos da empresa com processos de seleção, rescisões contratuais e treinamento de novos funcionários. Afinal, é mais vantajoso manter o colaborador do que precisar investir constantemente no desenvolvimento de novos funcionários.
Quais são os melhores benefícios oferecidos pelas empresas?
Os benefícios com maior demanda estão relacionados à assistência médica, alimentar, financeira e educacional, entretanto, os funcionários possuem diferentes necessidades, tornando subjetivo quais são as melhores opções.
Uma dica para fazer essa seleção com eficiência é conhecer o perfil, entender as necessidades e saber os desejos dos funcionários. Além disso, é importante estar atento às tendências do mercado e não ficar para trás!
Confira mais detalhes sobre os diferentes tipos de benefícios empresariais:
Auxílio-alimentação
Por ser um benefício bastante oferecido, é comum o vale-refeição (restaurantes) e vale-alimentação (mercados e supermercados) serem confundidos pelos trabalhadores como obrigatórios pela CLT. Entretanto, o auxílio é dado pelas empresas no intuito de aumentar o poder de compra e oferecer ao colaborador e a família dele uma alimentação básica e balanceada, contribuindo para melhorar a saúde e diminuir o estresse.
Inclusive, a Lei nº 14.442/22 da CLT foi implementada recentemente para garantir que os valores do benefício sejam usados para este fim.
Assistência médica e odontológica
Os planos de saúde e odontológico oferecem suporte para manter o bem-estar e a saúde do funcionário, ajudando inclusive no tratamento preventivo de doenças sem a necessidade de gastar com atendimento particular ou enfrentar grandes filas no sistema público.
Outros fatores que tornam esses benefícios muito desejados são o estresse do dia a dia, a má alimentação, a falta de atividade física, a baixa autoestima causada pela saúde bucal e problemas dermatológicos e, principalmente, a possibilidade de incluir dependentes e familiares como beneficiários.
Programas de bem-estar físico e mental
Oferecer o acesso a serviços de saúde mental, parcerias com academias e aplicativos de aulas de exercício (yoga, pilates, danças), além de vale-cultura, estimulam o funcionário a buscar ajuda psicológica, a praticar atividades físicas e se divertir, melhorando a qualidade de vida e diminuindo o estresse.
Outra possibilidade é oferecer um vale-cultura para facilitar o acesso a programas de lazer, como serviços de streaming, livros, museus, cinemas e teatros.
Flexibilidade
Oferecer horários flexíveis e a possibilidade de trabalho remoto ou híbrido permite que os funcionários conciliem a vida profissional e pessoal, ao personalizar os seus horários conforme a rotina.
No caso do trabalho remoto, também é interessante oferecer auxílio home office para ajudar no pagamento de contas e na compra de equipamentos como computador, cadeira e mesa para desempenhar a função mais confortavelmente.
Também é válido considerar outras alternativas, como licença maternidade e paternidade estendida, Happy Hour, jornadas de trabalho mais curtas nas sextas-feira, dia de folga no mês do aniversário e semana de trabalho de 4 dias.
Bonificação
Ter parte das ações da empresa ou participação nos lucros (PLR) motiva os funcionários a continuarem se dedicando em busca de melhores resultados.
Desenvolvimento de habilidades
Investir no aprendizado e desenvolvimento profissional é uma forma de capacitar os seus colaboradores, ao mesmo tempo, em que os mantêm motivados. Isso pode ser feito através de cursos de idiomas, especialização, treinamentos, mentorias e workshops.
Além destes, há diversas outras opções que podem ser oferecidas para os seus colaboradores, como cesta básica, 14º salário, seguro de vida, auxílio-creche, vale combustível, parcerias com estabelecimentos comerciais, educação financeira e previdência privada. Cabe a empresa avaliar a melhor possibilidade, conforme o seu cenário.
A sua empresa oferece benefícios empresariais?
Os benefícios devem ser escolhidos com base nos interesses dos funcionários, mas é vantajoso tanto para o colaborador quanto para a empresa.
Além de ser economicamente melhor para a empresa, por evitar a alta rotatividade de funcionários, os benefícios ajudam o colaborador a ter saúde, qualidade de vida e a diminuir o estresse, tornando-os mais engajados e motivados. Assim, o ambiente de trabalho se mantém leve e harmônico.
Esse clima organizacional deve ser refletido na cultura organizacional da empresa para que seja transmitido ao mercado de trabalho, por isso, é importante saber como desenvolver um bom processo seletivo. Confira o nosso conteúdo sobre processos seletivos!
Dúvidas frequentes sobre benefícios empresariais:
O que são benefícios empresariais?
Os benefícios empresariais são recursos relacionados a alimentos, saúde, educação, transporte e lazer que complementam a remuneração e contribuem para melhorar a qualidade de vida de um colaborador e da família dele.
Por que oferecer benefícios corporativos?
Os benefícios são vantajosos para as empresas e para os colaboradores, sendo os principais motivos para a implementação:
- Atração de talentos;
- Menor taxa de turnover (rotatividade);
- Diminuição do absenteísmo (faltas e atrasos);
- Evita quiet quitting;
- Aumento da produtividade e engajamento dos colaboradores;
- Melhor clima organizacional;
- Melhoria no bem-estar e na saúde dos funcionários;
- Valorização da imagem da empresa perante o mercado de trabalho.
Como escolher os melhores benefícios empresariais?
Os funcionários possuem diferentes necessidades, tornando subjetivo quais são os melhores benefícios e serviços. Uma dica para fazer essa seleção com eficiência é conhecer o perfil, entender as necessidades e saber os desejos dos funcionários.